2/08/2007

A CHAMA

Pensaram, em sua infame vaidade
Que suas armas e sua força, seus prantos e religiões
Poderiam fazer-me sucumbir em meu próprio mundo.

Cortaram minha cabeça e mandaram para o norte
As cidades mais altas e cheias de justiça
E lá esperaram que ela apodrecesse como minhas idéias

"Um símbolo", brandaram, "uma corrente"...
Mas minhas memórias ainda estavam lá
Acendendo em cada um a chama da verdade

Meu próprio espírito se tornou adorado
Minha própria mente, a razão do questionamento
Minha própria identidade, o motivo de arrependimento.

Cortaram meus braços e levaram para o oeste
Para as terras de povos humildes e trabalhadores
"Um símbolo", disseram, "uma corda em seus pés"....

Meus músculos ainda estavam contraídos
E os olhos mais curiosos e impressionados entenderam
Que eram, assim como eu, feitos da mesma areia e pó

E minha força se flamejou nos peitos abertos dos pequenos
Aqueles que ninguém queria ter que olhar
Por ter preguiça de abaixar a fronte.

Cortaram minhas pernas e levaram para o sul
Para as terras onde a lei era a de um deus ausente
Onde religiões domavam, como cavalos mansos, o povo

E para aqueles que as olhavam, viam o suporte de minha força
Entenderam que em mim nunca existira um ponto fraco
Nunca em nenhum momento, os joelhos haviam tocado o chão

E o poder germinou em seus sonhos e seus punhos se cerraram
E apanharam suas armas e rumaram para leste
Para onde haviam enviado o meu tronco.

E lá chegando, os povos de todos os lugares
Encontraram cravado ao chão, criando raízes de sangue
Como árvore centenária e como fortaleza

E entenderam que minha vida era eterna, enquanto houvesse vida
E entenderam que não adiantava por uma perna após a outra
E entenderam que que os quatro pilares da razão estavam apodrecidos

E rumaram juntos pela liberdade de todos os sonhos
E destruíram aqueles que estavam no alto, um por um
Assim como os cânceres de suas próprias convivências

E finalmente, sem ninguém sentado acima deles
Olharam para o céu e perceberam que haviam muitas estrelas
E que assim como elas, eles finalmente poderiam ser livres
Assim como eu fui.

Nenhum comentário: